terça-feira, 26 de março de 2024

Primórdios de um novo clube - A origem do Athletico

Um Pouco de História - como surgiu o Club Athletico Paranaense


Em 1912, Joaquim Américo Guimarães reuniu um grupo de amigos e fundou o Internacional, que tinhas as cores preta e branca no seu uniforme e disputava torneios na Baixada do Água Verde.

Nos torneios internos organizados pelo clube entravam em campo times secundários, formados por grupos de sócios, um desses grupos decidiu dar o grito de independência e, em 24 de maio de 1914, fundaram o América que utilizava as cores vermelha e branca, seu primeiro presidente foi o capitão Augusto do Rego Barros.

América e Internacional passaram então a disputar partidas amistosas e logo se tornaram adversários também na disputa do campeonato estadual. 

Entre os irmãos surgia uma rivalidade com equipes independentes, porém a crise financeira/esportiva batia à porta dos clubes.

As tratativas para uma possível fusão começaram ainda em 1923 com várias reuniões entre os dirigentes. Mas não chegavam à um acordo, porque as diferenças surgiram: cor da camisa, nome da nova equipe, formação da diretoria. Assim as tratativas foram adiadas, até que em 21/03/1924 as partes chegaram a um acordo dando origem ao Club Athletico Paranaense (grafia original e de época - reassumida pelo clube em 12/2018).

Como dito acima a fusão entre Internacional e América, não se deu com todas as facilidades. Sabe-se que o América surgiu de dentro do próprio Internacional, sendo por algum tempo o seu segundo time. Mas cresceu, começou a dar mostras personais. A camisa era outra e o fator origens, o fator berço, por um rápido momento passou a deixar de contar.

O América virou rival, essa rivalidade na verdade era falsa, pois tudo continuava em casa, inclusive as amizades presentes nas duas bandeiras. As diferenças se davam mais pelo fato de ser outra equipe, embora na pratica nem chegasse a ser outro clube, tal como Coritiba e o Britânia. Encontrava-se, ainda, praticamente na casca. Mas possuía personalidade e isso dava ao América força.

Unir as forças de Internacional e América na força da amizade, seria o surgimento de um novo clube imbatível dentro do futebol paranaense, era o que pensava os intelectuais de ambos os lados, reunidos em mesas de café em diversos encontros ponderando sobre a possibilidade.

Contudo, não existia unanimidade.

Alguns componentes do lado do América, eram frontalmente contrários a fusão, pois imaginavam que seriam totalmente absorvidos pelo Internacional, inegavelmente mais poderoso, e se afastaram, voltando somente após a conclusão da fusão, assegurando que se tratava de um novo clube com cores e bandeiras totalmente diferentes do Internacional.

Apesar da fusão entre Internacional e América ter se concretizada em 21 de março, apenas no dia 26 foi oficializada a mudança do nome e das cores, a posse da nova diretoria, sob o comando do presidente Arcésio Guimarães, e a definição que o novo clube continuaria jogando no campo do extinto Internacional, no Água Verde. No dia 30, o rubro-negro realizou o primeiro treino de sua história, composto por Tapyr; Albano e Bugiu; Franico, Marrecão, Malello, Smythe Arold; Ary, Marrequinho e Motta.

Em 06 de abril, aconteceu o primeiro jogo do Athletico, ainda com as camisas do Internacional pois as novas, em vermelho e preto em linha horizontal, não ficaram prontas. Para estrear com o pé direito, uma boa vitória por 4 a 2 sobre o Universal, gols de Malello, Marrequinho e dois de Ari.

No dia 20 de abril, o novo time participou da primeira competição, o Torneio Início, promovido pela Associação Sportiva Paranaense (ASP) e que abria a temporada no Estado. Depois de vencer o Coritiba (2 a 0), empatar com o Palestra Itália (2 a 2) e perder para o Universal (1 a 0), o Athletico terminou na segunda colocação. Nessa competição, o clube estreou as novas camisas que, segundo a Gazeta do Povo da época, chamavam atenção por serem batutas.





Os clubes


Internacional




International Foot-Ball Club foi um clube de futebol com sede em Curitiba, fundado em 22/05/1912 por membros da sociedade curitibana no Jockey Club Paranaense e liderados por Joaquim Américo Guimarães

Nesse mesmo ano, Joaquim Américo alugou a Chácara dos Hauer com intenção de fazer ali um campo para o International jogar. No ano seguinte iniciou-se a construção do campo próprio, nos arrabaldes da Baixada do Água Verde.

Em 21/12/1913 o campo foi inaugurado oficialmente, em jogo em que o Internacional venceu o Paranaguá pelo placar de 3X0.

O clube utilizava camisa com listras verticais pretas e brancas, calção branco e meias brancas. Foi o primeiro campeão paranaense em 1915, conquistando o título de forma invicta (10 vitórias em 10 jogos).

Teve oito participações no Campeonato Paranaense, sendo a última em 1923.



América



América Futebol Clube foi clube de futebol com sede em Curitiba, fundado em 24/05/1914 e que utilizava camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas.

Em 1917 associou-se ao Paraná Sports Club para disputar o campeonato local, formando assim um time único numa tentativa de fortalecer a equipe. O resultado desta união vem na conquista do campeonato deste ano e na artilharia do mesmo, quando o atleta Gaeto marca 9 gols, superando os demais atletas da competição. A parceria com o Paraná é estendida para o campeonato de 1918 porém, neste ano a equipe fica na penúltima colocação. Para os dois campeonatos o time foi inscrito com o nome América-Paraná Sport Club.

Para o campeonato de 1919 a parceria foi desfeita e o América voltou a participar do campeonato sem nenhum vínculo com o Paraná.

Participou de seis edições do Campeonato Paranaense, sendo a última em 1922.


Títulos

Internacional: 1 Campeonato Paranaense (1915)

América: 1 Campeonato Paranaense (1917)



Nenhum comentário:

Postar um comentário